domingo, 13 de abril de 2008

Os melhores filmes de faroeste de todos os tempos…




Relacionei aqui uma lista de filmes de faroeste que são os melhores, ou seja, quem gosta de faroeste vai se deliciar com os títulos:




1 - ONDE COMEÇA O INFERNO (Rio Bravo) - 1959

O xerife de uma pequena cidade do Texas deve manter custódia de um assassino cujo irmão está tentando libertá-lo. Mais um faroeste com a cara do diretor Howard Hawks em conjunto com John Wayne: diversão simples e despretenciosa, com mocinhos e vilões estereotipados.


2 - ERA UMA VEZ NO OESTE (C’era una volta il west) - 1969

Jill (Claudia Cardinale) é uma ex-prostituta de New Orleans que largou a vida na cidade grande para casar com Brent McBain (Frank Wolff), um sonhador dono de uma propriedade no meio do nada, viúvo e pai de três lindas crianças. Quando Jill chega à fazenda “Água Doce”, encontra uma chacina realizada na sua nova família pela posse das terras da família, que em breve será caminho de uma importante ferrovia. Em seu caminho surge o mocinho "O Gaita" (Charles Bronson), exímio pistoleiro que tem contas a acertar com Frank (Henry Fonda). Há ainda o vilão com pinta de herói Cheyenne (Jason Robards), que apesar de assassino, age com os mocinhos para provar sua inocência no caso.

3 - PAIXÃO DOS FORTES (My Darling Clementine) - 1946


Wyatt Earp (Henry Fonda) é o lendário xerife de Dodge City, mas hoje ele se limita a viajar com seus irmãos carregando gado. Em uma das viagens, ele deixa seu irmãos mais novo tomando conta do rebanho enquanto vai ao saloon. Quando volta, encontra o pequeno morto e decide aceitar trabalhar no cargo de xerife da cidade, tentando trazer a justiça ao local.


4 - OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (Shane) - 1953

Shane, o personagem de Alan Ladd, apresenta-se ao espectador como alguém totalmente misterioso. Cavalgando por uma belíssima planície, ele encontra a família Starrett, colonos que sonham em possuir uma fazenda para seu auto-sustento e acabam convidando Shane para trabalhar para eles. Assim conhecemos nosso herói, que neste faroeste é cheio de problemas e foge bem do estereótipo de herói invencível e auto-confiante encontrado na média de filmes do gênero.

5 - O HOMEM QUE MATOU O FASCÍNORA (The Man Who Shot Liberty Valance) -1962

Juntamente com “Nos tempos da Diligência” (StageCoach) é um dos maiores filmes do seu gênero; The Man Who Shot Liberty Valance é o faroeste moderno que veio para bater todos os Westerns. John Ford, cujo nome é sinônimo de Western, dirigiu o elenco ideal. James Stewart interpreta um charmoso advogado de caráter duvidoso determinado a livrar o longínquo vilarejo de Shimbone de seus mal-feitores e do bandido Liberty Valance (Lee Marvin). E, como se tudo isso não fosse suficiente, o filme também conta com a brilhante atuação de John Wayne. Steward e o rude Wayne são apaixonados pela mesma garota (Vera Miles). Um pega o bandido (Valence) e o outro fica com a garota. O personagem feito por Edmond O´brien, um jornalista, fala a célebre frase que norteou a carreira de Ford: “Quando a lenda é mais interessante do que a realidade, imprima-se a lenda”. Lee Marvin rouba as cenas que aparece na pele de um dos mais odiosos vilões da história do faroeste.

6 - RASTROS DE ÓDIO (The Searchers) - 1956

Ethan Edwards (John Wayne) é um homem que parte em busca de vingança contra os índios que exterminaram sua família, ao mesmo tempo que tenta resgatar, com vida, sua sobrinha. Baseado em uma obra de Alan Le May, é um dos westerns mais clássicos já feitos.


7 - SETE HOMENS E UM DESTINO (Magnificent Seven, The) - 1960

Os moradores de um vilarejo no México estão cansados de serem saqueados por pistoleiros, liderados pelo temido Calvera (Eli Wallach). Para acabar com esses foras-da-lei, eles contratam dois pistoleiros desempregados para defendê-los. Calvera não desiste fácil e diversos duelos serão traçados entre Chris (Yul Brynner), Vin (Steve McQueen) e seus companheiros para conquistarem a tranqüilidade do povoado. Refilmagem do clássico Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa.

8 - MATAR OU MORRER (High Noon) - 1952

Xerife está se aposentando, mas antes deve encarar um inimigo que todos consideram ser mortal, que chegará na estação de trem ao meio-dia em ponto. O filme trabalha com a tensão da antecipação do momento. Oscar de Melhor Ator para Gary Cooper, Trilha Sonora, Canção Original e Edição.

9 - O TESOURO DE SIERRA MADRE (Treasure of the Sierra Madre,The) - 1948

Baseado na obra de B. Traven, acompanhe a história de Dobbs e Curtin, que se conheceram no México, onde fizeram um trabalho temporário juntos. Um velho minerador os convence a gastar o dinheiro comprando equipamentos para mineração, pois com sua experiência, eles poderiam ganhar muito mais do que têm atualmente. É um filme sobre a ganância e o que as pessoas fazem por dinheiro. Oscar de Melhor Direção, Ator Coadjuvante (Walter Huston) e Roteiro Adaptado.

10 - MEU ÓDIO SERÁ TUA HERANÇA (Wild Bunch, The) - 1969

Eles são os foras-da-lei mais perigosos que o Oeste já viu. A cada novo golpe, as chances de algo dar errado vêm aumentando, o que faz com que eles decidam que chegou a hora de parar. Só que um trem carregado de armas é uma remessa valiosa demais para passar despercebida pelos ladrões ‘aposentados’.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu incluiria o filme "Da terra nascem os homens"(The Wild Country). Talvez no lugar de o Tesouro de Sirerra Madre